"Tudo me é permitido" mas nem tudo me convém. “Tudo me é permitido”, mas eu de nada me farei escravo.
Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos; mas Deus destruirá tanto aquele como estes.
Da Primeira Carta de S. Paulo aos Coríntios, VI, 12,13.
PREFÁCIO
Disse-nos alguém, a propósito de um destes textos, que aos poetas só se pede que escrevam versos.
Quem assim nos interpelou, cometeu o mais crasso dos erros: a sua noção de poema é muito limitada, circunscreve-se a uma forma literária e não visa, propriamente, a Poesia, que nada tem de comum com a literatura e as suas formas, excepto na circunstância de se servir da escrita, como meio de expressão, e na consequência de se confundir com a mesma literatura, que a reivindica para a sua história. Mas, na verdade, a Poesia só pertence à história da Grandeza de Deus, ou à história das Grandes Catástrofes.
Um poema consiste, lato senso, na semente de um estilo de vida, que dá nascimento a um universo com vida própria, e nem sempre enforma um conjunto de versos, mas também uma carta, um texto sem classificação prevista, uma frase, um gesto, uma única palavra, filosofema, aforismo, grito, anáfora...
A profissão de fé de poeta católico implica cosmovisão absoluta, da qual nenhum campo de perspectiva é excluído: não há matéria alheia ao seu trabalho.
Só o conhecimento do Todo permite analisar cada uma das suas partes: só o Logos dirige a construção do Ethos.
A.B.
REFLEXÃO PÓS-REFERENDO
O resultado do referendo sobre o aborto é deveras significativo.
A primeira conclusão a tirar, contrária à afirmação de um grande poetastro da política, é que não há grande derrota do referendo, mas há, sim, muito pior: grande derrota da democracia.
Com efeito, o elevado número da abstenção (quase 70%) demonstra, à saciedade, que o povo português cada vez menos acredita no sistema e em quem o governa, e cada vez mais se torna consciente de que se deixou dominar, nos últimos vinte anos, por declamadores, cuja eloquência, não raro, lembra os antigos propagandistas de banha da cobra. E, paralelamente a esta abstenção, que lança o descrédito sobre a instituição democrática, a vitória do Não, embora por margem diminuta, impedirá que, pelo menos por enquanto, os assassinos tenham cartão de livre trânsito numa sociedade de fundamentos cristãos.
Perante o resultado do referendo, a reflexão exige a crítica de ambos os discursos, em linhas gerais, o dos partidários do Sim e o dos partidários do Não.
O discurso dos primeiros, muito variado e com as mais absurdas justificações, caracterizou-se sobretudo pela hipocrisia e por uma ditadura tão individualista que, por simples conveniência, ou planeamento familiar, se arvorou no direito de dispor da vida alheia.
O discurso dos segundos não foi completamente convincente, excepto os depoimentos de alguns cientistas e o da Igreja Católica, através da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa.
Ambos os discursos, o do Sim e o do Não, apesar de irredutíveis e inconciliáveis no respeitante ao ponto fundamental (a concepção da vida humana), procuraram sempre um pseudo-entendimento numa grande paródia de comunicação, chegando-se ao extremo de afirmar que ambas as partes concordavam numa coisa: ser contra o aborto..., dando, a parte do Sim, como justificação do aborto legal o aborto clandestino. Pelo facto de se roubar e matar clandestinamente, ainda ninguém se lembrou, que nós saibamos, de propor um referendo sobre a legalização do furto e do homicídio.
Ambos os discursos se revelaram falsamente conciliatórios, menos a campanha de cassette do Partido Comunista e a campanha firme e honesta da Igreja Católica.
Do lado do Não, perfilavam-se alguns teólogos e cientistas com discernimento, à mistura com figuras públicas de vários quadrantes, mais ou menos bem intencionadas e crédulas num diálogo impossível, e padres assustados com medo de que se achasse a Igreja retrógrada; e, do lado do Sim, nenhum teólogo e alguns cientistas sem discernimento nem vergonha, à mistura, igualmente, com figuras públicas, muito pouco bem intencionadas e não poucas ignorantes, hipócritas e mentirosas, que, em coro com o Partido Comunista, atacaram os princípios doutrinários da Igreja e os fundamentos cristãos da nossa civilização. E ninguém teve a coragem, excepto os teólogos e os cientistas do Não, com os seus argumentos especializados (em que avulta o da estrutura genética própria, no ovo, determinante de uma identidade humana a partir do momento da concepção) de radícalizar, com sinceridade desassombrada, a sua posição face ao aborto.
A Igreja, através da palavra infalível e peremptória dos Papas relativamente ao crime em questão, não deixa margem para dúvidas.
Pio XI, por exemplo, proclama na sua Encíclica “Casti Connubii” (31 de Dezembro de 1930): “Quer a morte seja infligida à mãe, quer ao filho, é contra o preceito de Deus e a voz da natureza: ‘Não matar!’ (Ex. XX, 13; Cf. Decr. Santo Ofício 4 de Maio 1898, 24Julho 1895, 31 Maio 1884). A vida de uma e de outro é de facto coisa igualmente sagrada, que ninguém, nem mesmo o poder político, terá jamais o direito de destruir.
Insensatissimamente se faz derivar contra os inocentes o jus gladii que não tem valor senão contra os culpados; também de maneira nenhuma existe aqui o direito de defesa até ao sangue contra o injusto agressor (pois quem chamará injusto agressor a uma criancinha inocente?); nem tão-pouco o chamado direito de extrema necessidade, que pode ir até à morte directa do inocente.
Os médicos que têm probidade e ciência profissional, louvavelmente se esforçam por defender e conservar ambas as vidas, a da mãe e a do filho; pelo contrário, mostrar-se-iam índigníssimos do nobre título e da glória de médicos aqueles que, sob a aparência de arte médica ou movidos de mal entendida compaixão, se entregassem a práticas assassinas.
E tudo isto está plenamente de acordo com as severas palavras com que o Bispo de Hipona se insurge contra os cônjuges depravados que procuram evitar a prole e, não obtendo êxito, não receiam matá-la criminosamente. Diz ele: ‘Algumas vezes essa crueldade impura ou impureza cruel chega ao ponto de recorrer aos venenos da esterilidade, e, se com eles nada consegue, procura extinguir de algum modo no ventre materno o fruto concebido e livrar-se dele, preferindo que a sua prole morra antes de viver ou, se já vivia no ventre, seja morta antes de nascer.
Sem dúvida, se ambos assim são, não são cônjuges e, se tais foram desde o princípio, não se uniram por matrimónio mas por ilícitas relações; se porém ambos assim não são, ouso dizer: ou ela é de algum modo meretriz do marido ou ele adúltero da mulher.’ (Santo Agostinho, De nupt. et concupisc. c. XV).
(...)
“Aqueles, enfim, que têm o supremo governo das nações e o poder legislativo não podem licitamente esquecer-se de que é dever da autoridade pública defender a vida dos inocentes com leis oportunas e sanções penais, tanto mais quanto menos se podem defender aqueles cuja vida está em perigo e é atacada, entre os quais ocupam, sem dúvida, o primeiro lugar, as crianças ainda escondidas no seio materno.
Se os magistrados públicos não só não defenderem essas crianças, mas, por leis e decretos, as deixarem ou até as entregarem às mãos de médicos ou de outros para serem mortas, lembrem-se de que Deus é juiz e vingador do sangue inocente que na terra clama ao céu (Cfr. Gén. IV, 10).”
Estes trechos da Encíclica “Casti Connubii”, de Sua Santidade Pio XI, de boa memória, ajustam-se, passo a passo, à presente situação. Mal sabia o insigne vigário de Cristo (mas era conhecimento da sua função) que a sua mensagem seria actualíssima quase setenta anos mais tarde. Tal mensagem conserva efectivamente intacto todo o seu vigor e aplicação e nada houve que a alterasse no Concílio Vaticano II até João Paulo II:
“A pessoa eliminada é um ser humano que começa a desabrochar para a vida, isto é, o que de mais inocente, em absoluto se possa imaginar:
nunca poderia ser considerado um agressor, menos ainda um injusto...................
Outras obras desta colecção: 1º. CONGRESSO NACIONAL DE ARQUITECTURA , de Sindicato Nacional dos ArquitectosA ARTE - Reflexo de Deus, de Bermudes, FélixA BUCOLICA, de Francisco de Pina, e de MelloA DEFESA DA VIDA - I - A Vida e a Morte dos Micróbios, de Pereira, Mário MonteiroA DEFESA DA VIDA - II - «O Homem e os Seus Alimentos», de Pereira, Mário MonteiroA DEFESA DA VIDA - III - O Homem e a Casa, de Pereira, Mário MonteiroA JÉRUSALEM UN DRAPEAU - flottait sur la ligne de feu, de Jacques de ReynierA LA RECHERCHE DES UNIVERS PERDUS, de Raoul MarchaisA LEPRA, de Pimenta, Álvaro Gomes FerreiraA LUTA CONTRA A MORTE, de Kruif, Paul deA LUTA CONTRA O CANCER, de Giupponi, EnricoA MENTE FELINA - A vida do homem vista pelos olhos de um gato, de Rampa, Mama San Ra-abA ORAÇÃO DA COROA, de DemosthenesA SAINT'S CALL TO MANKIND, de Varma, Madan MohanA TROMBETA DA IRA, de Almada-Negreiros, PaulaA UTOPIA ou O Tratado da melhor forma de governo, de Moro, TomásA VIDA AOS OITENTA ANOS, de Prof. Santiago Ramon Y CajalA VISÃO DO BUDA, de Lowenstein, TomA VISÃO DO BUDA - Filosofia e Meditação - O Caminho para a Iluminação - Locais Sagrados, de Lowenstein, TomABDEKER, OU A ARTE DE CONSERVAR A BELLEZA, de Monteiro, Joaquim Joze Antunes da SilvaAGARTHA - A Course in Cosmic Awareness, de Young, Meredith L.AGENDA - Centenário Fernando Pessoa, de Edições Manuel LencastreAGENDA da Sabedoria Portuguesa para 1989, de Edições Manuel LencastreALMA ERRANTE, de Machado, C. de PinaALMANAK dos pesos e medidas, de Moya, Francisco Odorico da CostaANAXIMANDER HERACLITUS PARMENIDES PLOTINUS LAO-TZU NAGARJUNA, de Jaspers, KarlANGOLA - Uma exposição portuguesa em Sevilha, de Governo PortuguêsANTERO DE QUENTAL - A Obra e o Homem, de Cidade, HernaniANTERO DE QUENTAL - Prosas Dispersas, de Belo, RuiAPRENDA A DESENHAR, de Magalhães, Calvet deAPRENDER A SER, de Águas, ChristianeARBITRAMENTO INTERNACIONAL, de Vargas, MiguelARTE POÉTICA, de Q. Horacio FlaccoASOKA, de Prof. D.R.Bhandarkar, M.A., Ph.D. F.A.S.B.ASSIM FALOU ZARATRUSTA, de NietzscheASTRONOMIA DO MACUNAÍMA, de Mourão, Ronaldo Rogério de FreitasAUTO DA ALMA, de Vicente, GilAUTO DE VEREAÇÃO, de Gonçalo ChristóvãoTeixeira CoelhoAUXILIAR DO CHEFE ESCUTA, de Powel, BadenBADEN-POWELL - Cidadão do Mundo, de Padre Ferreira da SilvaBOLETIM CULTURAL '95, de Câmara Municipal de MafraBRASONÁRIO CORPORATIVO, de FNATBRIDA, de Coelho, PauloCADERNOS DE ALMADA NEGREIROS, de Negreiros, AlmadaCARTILHA EM TAMUL E PORTUGUÊS, de Ministério da Educação NacionalCatechismus ad Parochos, de Jussu PII V. Pontificis Maximi EditusCAUSERIE SUR ISRAEL, de J. J. TharaudCHARLES CHAPLIN (Projecção Cadernos de Cinema - 2), de Clube Português de CinematografiaCIDADE NOVA, de Reis, FernandoCIVILIZAÇÃO HINDU, de Barreto, AdeodatoCLOCKS - Pleasures and Treasures, de Fleet, SimonCOMMENTAIRE SUR UNE CHANSON D'AMOUR DE JÉRÔME BENIVIENI, de Mirandole, Pic de LaCOMPENDIO DE OBSERVAÇOENS, de Sá, Dr. José António deCOMPENDIO DEL ORIGEN DE TODOS LOS CULTOS - Tomo I, de DupuisCOMPENDIO DEL ORIGEN DE TODOS LOS CULTOS - Tomo II, de DupuisCONFERÊNCIAS, de WisemanCOORDENADAS CULTURAIS DO ESPAÇO PORTUGUÊS, de Trigueiros, Luíz ForjazCORRESPONDANCE D'ÉRASME, de GallimardCREATING ALTERNATIVE FUTURES - The End of Economics, de Henderson, HazelCULTURA DA TERRA, de Garola, G. V.DA TERRA AO CÉU, de Aurélia Mª. Armas S. Fernandes/Manuel FernandesDAVID HOFFOS - The Lethbridge Illusionist and His Cinema of Attractions, de Tousley, NancyDE IMITATIONE CHRISTI, de Thoma A. KempisDECUS ORATORUM, de Patrício, F. J.DEGAS DANCEUSES, de Cabanne, PierreDEIXEM-ME OUVIR O INFINITO, de Damasio, José PaixãoDESCUBRA E UTILIZE A SUA FORÇA INTERIOR, de Fox, EmmetDIA A DIA COM AS CRIANÇAS - notas de uma educadora, de Castro, Ana Isabel deDIÁLOGOS DE LA CONQUISTA DEL REINO DE DIOS, de Fray Juan de los ÁngelesDIÁLOGOS SOBRE A FÉ, de Cardeal RatzingerDICIONÁRIO ESOTÉRICO, de Scott, CarterDICTIONAIRE DES SCIENCES OCCULTES, de Éditions PygmalionDIEU EST-IL MATHÉMATICIEN?, de Barbarin, GeorgesDIOSAS Y ADIVINAS, de Herrero, Santiago MonteroDISCUSSION DES RACINES, de Garnier, J. G.DOGS IN BRITAIN, de Hubbard, Clifford L. B.DOGS OF TO-DAY, de Cox, HardingECONOMIA DA VIDA HUMANA, de Conde de ChesterfieldEL ARCA DE NOÉ - Bellas Histórias de la Biblia, de Editorial BrugueraEL MISTERIO DEL GRIAL, de Evola, JuliusELEUSIS - Revista mensal iustrada de Cultura Filosófica, de João AntunesENCONTROS COM A GALIZA, de Rocha, HugoENSAIO DE PSICOLOGIA PORTUGUESA, de Leão, Francisco da CunhaEQUINE MEDICAL DISORDERS, de Johnston, A. M.ESCHYLE - THÉATRE, de Chambry, ÉmileESSÊNCIAS FLORAIS E RELACIONAMENTOS, de Martin J. Scott - Gael MarianiESTE JESUS CRISTO QUE VOS FALA - O Eu Superior e outras lições de vida, de Solnado, AlexandraESTUDOS CRITICOS SOBRE A LITERATURA DO BRASIL, de Freitas, José António deEXHORTATIONES ET INSTRUCTIONS CHRÉTIENNES - TOMO I, de R. P. Bourdaloue de la Compgnie de JesusEXHORTATIONS ET INSTRUCTIONS CHRÉTIENNES, de R. P. Bourdaloue de la Compgnie de JesusÊXTASE CHAVE DA , de Griscom, ChrisFERNANDO PESSOA - Correspondência Inédita, de Silva, Manuela ParreiraFILOSOFIA JURÍDICA Y SOCIAL, de Sauer, WilhelmFREDERICO O GRANDE, de MacaulayGANDHI THE MAN, de Easwaran, EknathGEORGE VILLIERS DUC DE BUCKINGHAM, de Erlanger, PhilippeGEREZ - SERRA - TERMAS , de Organisação LatinaGILES (Twenty-fifth series - Cartoons), de Daily ExpressGILES (twenty-seventh series - Cartoons), de Daily ExpressGILES (Twenty-sixth series - Cartoons), de Daily ExpressGRANDE ARCANO ou O Ocultismo Desvendado, de Eliphas LeviHECHOS Y DICHOS MEMORABLES, de Máximo, ValeriooHÍPIAS (Maior), de PlatãoHÍPIAS (Menor), de PlatãoHIPNOTISMO ESPECTACULAR (TEATRAL), de Oliveira, MartinsHistoire Des Rites Sexuels, de Jacques MarcireauHISTORIA DE LOS ALUMBRADOS, de Huerga, AlvaroHISTÓRIA DO TRAJO EM PORTUGAL, de Livraria ChardronHISTÓRIAS MARAVILHOSAS DA TERRA QUENTE, de Rodrigues, João de DeusHOMÉLIES SUR LE CANTIQUE DES CANTIQUES, de Rousseau, Dom OlivierHow You Can Predict the Future, de Joseph J. WeedHUMAN REGENERATION, de Burnier, RadhaHUMANISME CHRÉTIEN AU PORTUGAL (XVIº. SIÈCLE), de Martins, José V. de PinaIDEARIUM - JOSÉ ACÚRSIO DAS NEVES, de Magalhães, Calvet deINICIAÇÃO AOS DESPORTOS NÁUTICOS, de Moisão, RolandoINITIATION, RITES, SOCIÉTÉS SECRÈTES, de Eliade, MirceaINSECTOS, ARANHAS E SERPENTES - pequena enciclopédia, de Ken Preston-Mafham, Nigel Marven, Rob HarveyINSOMNIO - su cura radical, de Vander, Dr.INSTRUCTIO MORALIS AD ORDINANDUS ID EST TRACTATUS DE ACTIBUS HUMANIS, de Faria, Frei CustodioINTRODUCCIÓN AL BUDISMO TIBETANO, de XIVº. Dalai LamaIntroduction Générale a L’étude des Sciences Occultes, de René KoppIntroduzione Alle Scienze Occulte, de PeladanIntuition et Religion – Le Problème Existentialiste, de Paul Ortegat, S.J.KNOW YOUR ONE PSI-Q - How psychic are you?, de Hans J. Eysenck - Carl SargentKRISHNAMURTI: Os Anos do Despertar, de Lutyens, MaryL'HOMME EST GRAND PAR SON ESPRIT, de Noufffert, ErnestLA BASILIQUE PYTHAGORICIENNE DE LA PORTE MAJEURE, de Carcopino, JéromeLA CULPABILITÉ DES TEMPLIERS, de Legman, G.LA FRANC-MAÇONNERIE et la Révolution Intellectuelle du XVIII Siècle, de Fay, BernardLA FRANCO-MAÇONNERIE ÉCOSSAISE, de António Coen & Michel Dumesnil de GramontLA JEUNESSE DE LA SCIENCE GRESQUE, de Rey, AbelLA MAGIE DES NOMBRES, de E. T. BellLA MÉDAILLE ET LES MÉDAILLEURS, de Babelon, JeanLA MEDICINA MÁGICA (HIPÓCRATES), de Ferro, Xosé Ramón MariñoLA MEDICINA POPULAR INTERPRETADA - Vols. I- II, de Ferro, Xosé Ramón MariñoLa Nuit De Walpurgis – La Colombe – “Littérature Et Tradition” – Nº. 10, de Gustav MeyrinkLA PHILOSOPHIE GRECQUE, de Werner, CharlesLA TÉLÉPATHIE - Recherches Expérimentales, de Warcollier, R.LA VÉRIFICATION RELIGIEUSE, de Rabut, Olivier A.LA VIE DES TEMPLIERS, de Melville,MarionLamina Aurea De Atributos Virginales De La Pvrissima Concepcion De La Virgen Maria Señora Nvestra, de Padre Fr. FranciscoLE BOUDDHA - et le bouddhisme, de Percheron,MauriceLe Cerveau des Illetrés – Seminaire. 1, de Gisèle GelbertLE DAMMA DU BUDDHA, de Jagdish KasyapaLe Dominicain Blanc – La Colombe - “Littérature Et Tradition” – Nº. 9, de Gustav MeyrinkLE GÉNIE GREC DANS LA RELIGION, de Louis Gernet et André BoulangerLE LIVRE DES LOUVETEAUX, de Powel, BadenLE MILIEU DIVIN, de Chardin, Pierre Teilhard deLE MUSÉE RODIN, de Hazan, F.Le Mystère Des Béatitudes, de LE PÉLERINAGE AUX SOURCES, de Vasto, Lanza delLE PROPHETE, de Kahil GilbranLE SECRET DES TEMPLIERS DU 14º. SIECLE, de Bonneville, Nicolas deLe Trésor Des Alchimistes, de Jacques SadoulLES EPITRES THEOSOPHIQUES, de Bohme, JacobLES FLEURS DU MAL, de Baudelaire, CharlesLES GRANDS PROBLÉMES DE LA PHILOSOPHIE ANTIQUE, de Gigon, O.Les Incantations – Le Logos Humain, de SédirLES INCAS ou La Destruction de L'Empire du Pérou, de MarmontelLes Livres Maudits, de Jacques BergierLES MYSTÈRES TEMPLIERS, de Charpentier, LouisLES PORTUGAIS EN FRANCE AU XVI. SIÈCLE, de Matos, Luís deLES SECRETS ESOTÉRIQUES DANS PLUTARQUE, de Mallinger, JeanLES SOCIÉTÉS SECRÈTES, de Alleau, RenéLIGAÇÃO DIRECTA COM DEUS, de Trask BobLIVRO DOS DESCOBRIMENTOS DO ORIENTE E DO OCIDENTE, de Motta, Pedro Teixeira daMADRE TERESA - A Mística dos Últimos, de Zambonini, FrancaMAILLOL, de Bouvier, MarguetteMAKTUB, de Coelho, PauloMAN VISIBLE AND INVISIBLE, de Leadbeater, C. W.MARTE E VÉNUS APAIXONADOS, de Gray, JohnMEMORABILIUM, de Monlvciano, Anton, Mizaldo (medico)MEMÓRIAS DO INSTITUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS BRASILEIROS, de Instituto dos Advogados BrasileirosMENSAGEM, de Alexandre, FranciscoMNEMOTECHNIA, de Doria, João António de SousaMOSTRA BIBLIOGRÁFICA TRATADO DE CONFISSOM, de Câmara Municipal de ChavesMUITAS VIDAS UM SÓ MESTRE - Cinco vidas vividas em duas horas de regressão, de Goulart, MárioMYTHES, RÊVES ET MYSTÈRES, de Eliade, MirceaNA MARGEM DO RIO PIEDRA EU SENTEI E CHOREI, de Coelho, PauloNIRVANA, de Arundale, George S.NOSTRADAMUS et ses Prophéties j'usqu'en 2023, de Bessiere, RichardO BAPHOMET, de Klossowski, PierreO BICO DE GAZ, de Carlos Macedo BrancoO CAMINHO DA FELICIDADE – A Reeducação de Si Mesmo., de Pauchet, Dr. VictorO DEMÓNIO E A SENHORA PRYM, de Coelho, PauloO DESTINO ETÍOPE DO PRESTE JOÃO, de Museu Nacional de Arte AntigaO ENCANTO E A FASCINAÇÃO, de LeipzigO FIM DO MUNDO, de Gil, AugustoO GÉNIO DA BONDADE - S. Francisco de Assis, de Pe. Manuel Alves CorreiaO GOLEM (Tradução e apresentação de E. Leão Maia) , de Gustav MeyrinkO GOLEM (Tradução por Agatha M. Auersperg), de Meyrink, GustavO GUARANY, de Alencar, JoséO HOMEM UNIVERSAL, de Pascoaes, Teixeira deO MONTE CINCO, de Coelho, PauloO OURO DO BRASIL NOS ARQUIVOS DO SÉCULO XVIII, de Solla, Luiz de Castro eO Pensamento Vivo de SCHOPENHAUER, de Mann, ThomasO PORQUE DE TODAS AS COUZAS OU, de Fr. André Ferrer de ValdecebroO PROBLEMA ALIMENTAR PORTUGUÊS, de Faria, RochaO PROBLEMA DA REVOLUÇÃO TOTAL, de Krishnamurti, J.O SELO, de Revista de Cultura Islâmica e UniversalO SENTIDO RELIGIOSO, de Giussani, LuigiO TERRITÓRIO E O MAPA, de Motta, João Teixeira daOBRAS POETICAS, de Neves, António Pinta da FonsecaOEUVRES CHOISIES, de Guillaume de Saint-ThierryOEUVRES COMPLÈTES DE CONDILLAC - Tome XXIII, de CondillacOS DEZ DONS - Encontre a paz pessoal que sempre desejou através dos seus próprios dons, de Silverman, RobinOS GRANDES LIDERES - DANTON, de Dwyer, FrankOS GRANDES MÚSICOS, de Autores DiversosOS MÓVEIS E O SEU TEMPO, de Instituto Português do Património CulturalOURIVESARIA CIVIL INDO-PORTUGUESA, de Reis, Mário RibeirãoPACHECO VERSUS CESARINY, de Pacheco, LuísPAISAGEM DO DIA AUSENTE, de Alcoforado, MariaPALCO DAS ENCARNAÇÕES, de Carlos, AntônioPANTAGRUEL, de Rabelais, FrançoisPeace Of Mind, de Liebman, Joshua LothPequeno Estudo Sobre CONFÚCIO, de Ansur, Alf.PLANETARIO LUSITANO, de Veiga, Pe. Eusébio daPLOTINUS - THE SIX ENNEADS, de Encyclopaedia Britannica, IncPOESIA DAS HORAS, de Teixeira, ManuelPOR EL REINO ENCANTADO DE MAYA, de Luna, Mario Roso dePRESÁGIOS E ENGUIÇOS, de Seabra, Serafim dePrincipe Dos Poetas Latinos Líricos, de Obras De HoracioPRINCÍPIOS DE UMA NOVA ÉTICA, de Ubaldi, PietroPROBLEMAS DO FUTURO, de Ubaldi, PietroPROBLEMAS HUMANOS NAS DEMOCRACIAS POPULARES, de A GentlemanPROSAS DISPERSAS, de Quental, Antero deQuand la Science Rencontre L’etrange, de Ives LignonQUÉ ES EL ARTE ABSTRACTO, de Brest, Jorge RomeroQUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? - Como lidar com a mudança no seu trabalho e na sua vida, de Johnson, Dr. SpencerRECUEIL DES ORAISONS FUNÈBRES, de A GentlemanREMBRANDT, de Muller, Joseph-ÉmileRESPONSIO APOLOGETICA , de Antonii PereriaeRIMAS DE BOCAGE - Ensaio, de Freitas, Marina da SilvaS. JOSÉ E O TRABALHO, de Ferreira, J. A. PintoSABEDORIA ESOTÉRICA, de Figueiredo, Cinira Riedel deSANTO ANTÓNIO DE LISBOA, de Nascimento, Alfredo Ferreira doSanto António de Lisboa – Estudo de História e Crítica, de José De Sousa MonteiroSCIENCE OCCULTE et Magie Pratique, de Jagot, Paul-C.SELECT WORKS OF PLOTINUS, de Taylor, T.SETIMA EXPOSIÇÃO DE ARQUITECTURA - AGUARELA - DESENHO - GRAVURA - MINIATURA, de Sociedade Nacional de Belas ArtesSIDDHARTHA, de Hesse, HermannSTUDIES IN PRESOCRATIC PHILOSOPHY - VOL. II, de R. E. Allem and David J. FurleyTEATRO DE TODO O MUNDO, de Pereira, Armando da CâmaraTEILHARD DE CHARDIN, de Wildiers, N. M.TEILHARD DE CHARDIN, Aventureiro do Espírito, de Martin-Deslias, NoelTEOLOGIA PARA UNIVERSITÁRIOS, de Benzo, MiguelTERRA PROMETTIDA, de Costa, CyroTESE, de Faria, Alberto Corrêa deTESORO DI SECRETI, de Cortese, AntoninoTHA FUTURE OF THE JEWS, de J. J. LynxThe Apocalypse of Saint John, de R. J. Leonertz, O. P.THE BOOK OF CHARMS AND TALISMANS, de SepharialTHE COMPLETE VEGETARIAN GOODBOOK, de Brooks, KarenTHE DECAY OF THE AMERICAN PEOPLE (and the United States), de Keppe, Ph. D. Norberto R.THE HIDDEN SUN or an Inctedible Love Story Transcending Death, de Bowman, NancyTHE NOBLE EIGHTFOLD PATH AND ITS FACTORS EXPLAINED, de Ledi SayadawTHE PALESTINE PROBLEM, de Richard Williams-ThompsonTHE PHILOSOPHY OF NATURAL MAGIC, de Agrippa, Henry CorneliusThe Prophet, de Kahil GilbranTHE RASTAFARIANS, de Barrett, Leonard E.THE REAPPEARANCE OF THE CHRIST, de Bailey, Alice A.Theosophy Simplified, de Irving S. CooperThesouro Seraphico, de Fr. Valerio Do SacramentoTHOUGHT-FORMS, de Annie Besant - C. W. LeadbeaterTHRESHOLD TO TOMOROW, de Montgomery, RuthTRACTADO DA PERFEIÇAOM DA ALMA, de Gomes, ÁlvaroTRACTADO DE ORTHOGRAFIA PORTUGUEZA , de Rodrigo Ferreira da CostaTRAITÉ DE LA PAIX INTÉRIEURE, de Lombez, Le R. P. deTraité des Talismans ov Figvres Astrales, de Cl. Boumendil, G. TappaTraité D’astrologie Moderne, de Léon LassonTRAMPOLIM, de Ribeiro, AfonsoTRATADO DOS DEVERES DO HOMEM, de Mello, F. C. de Mendonça eTRIANGLE OF LOVE, de Dutt, Sri NohendranathVIDA DO HONRADO INFANTE JOSAPHATE FILHO DEL REY AVENIR, de Junta de Investigações do UltramarVIDA RELIGIOSA DOS GREGOS, de Barthélemy, J. J.VIDAS QUE PASSAM, de Nunes, António SantosVIE DE JÉSUS, de Mauriac, FrançoisVIE ET MORT DE L'ORDRE DU TEMPLE, de Demurger, AlainVILLES ENSEVELIES, de Hernani et George SchreiberVISUALMENTE - 7 - 8 - 9, de Areal, ZitaVITA TERESIAE - Regina e Legionis ET SANCIAE, de Macedo, Fratre FranciscoWEIZMANN AND SMUTS, de Stevens, Richard P.WINGS AND BONDS, de Dilip Kumar RoyXXX EXPOSIÇÃO de Pintura, Escultura Arquitectura, Desenho e Gravura , de Sociedade Nacional de Belas ArtesYESHUA BUDDHA, de Jay G. Williams
Prefácio
Carta Aberta ao Director do Jornal Público a propósito do referendo sobre o aborto
Segunda Carta Aberta ao Director do Público a Propósito do Referendo sobre o Aborto
Reflexão Pós-Referendo
Laicidade e Pluralismo Religioso na Europa
Em caso de dúvidas sobre como comprar este artigo, consulte as secções de Ajuda e Como comprar.
Não encontrou o que procura ? Contacte-nos !As fotos podem não corresponder às publicações descritas. Preços válidos para stock existente e salvo erro tipográfico. Todos os preços indicados no site incluem IVA à taxa legal em vigor.
|