O Mestre Omraam Mikhaël Aivanhov (1900-1986) nasceu na Bulgária. Em 1937 partiu para França, onde transmitiu o essencial do seu ensinamento.
Aquilo que nos espanta, desde a primeira abordagem, na sua obra, é a multiplicidade de pontos de vista sob os quais lé apresentada esta única f questão: o homem e o seu aperfeiçoamento. Qualquer que seja o tema abordado, ele é invariavelmente tratado em função do homem, em tunção do uso que este pode fazer desse tema, para uma melhor compreensão de si mesmo e uma melhor conduta na sua vida.
«O Natal e a Páscoa, o nascimento de Jesus e a sua ressurreição, são as duas principais festas cristãs. A primeira situa-se no começo do inverno e, a segunda, na primavera. A sua inserção no calendário deve fazer-nos compreender que é preciso interpretar simbolicamente estas festas, relacionando-as com a vida da natureza. Aqueles que fixaram as suas datas, há muito, muito tempo, eram seres com um grande conhecimento das correspondências que existem entre a natureza e a alma humana. Eles tinham meditado longamente sobre a vida de Jesus e o seu ensinamento e compreenderam que, por se ter identificado com o princípio cósmico “Cristo”, deu-se nele um encontro ideal entre a vida espiritual e a vida da natureza, a vida do universo.»