O Mestre Omraam Mikhaël Aivanhov (1900-1986) nasceu na Bulgária. Em 1937 partiu para França, onde transmitiu o essencial do seu ensinamento.
Aquilo que nos espanta, desde a primeira abordagem, na sua obra, é a multiplicidade de pontos de vista sob os quais é apresentada esta única questão: o homem e o seu aperfeiçoamento. Qualquer que seja o tema abordado, ele é invariavelmente tratado em função do homem, em tunção do uso que este pode fazer desse tema, para uma melhor compreensão de si mesmo e uma melhor conduta na sua vida.
«O poder mais formidável que Deus poderia ter concedido foi doado ao espírito. E como cada pensamento está impregnado do poder do espírito que o criou, evidentemente, ele age. Sabendo isto, vós podeis tornar-vos benfeitores da humanidade. Cada ser pode enviar os seus pensamentos através do espaço, até às regiões mais longínquas, como se fossem mensageiros, criaturas luminosas que ele encarrega de ajudar os seres, de os consolar, de os esclarecer, de os curar. Todos os que fazem este trabalho conscientemente penetram, pouco a pouco, nos arcanos da criação divina.»