O Mestre Omraam Mikhael Aïvanhov (1900.1986), filósofo e pedagogo francês de origem búlgara, chegou a França em 1937. Aquilo que espanta, desde aprimeira abordagem, na sua obra, é a multiplicidade de aspectos sob os quais é apresentada esta única questão: o homem e o seu
aperfeiçoamento. Qualquer que seja o tema abordado, ele é invariavelmente tratado em função do uso que o homem pode fazer dele para uma melhor compreensão de si mesmo e uma melhor conduta na sua vida.
29 de Abril: Vós exigis sempre dos outros sabedoria, bondade, honestidade… a perfeição! Mas vós, como sois? Nunca vos questionais neste sentido. Ora, acontece que não existem muitas pessoas perfeitas no mundo porque todas raciocinam da mesma maneira:
todas esperam que os outros sejam perfeitos e consideram que elas próprias podem muito bem continuar como são. A prova disto está em toda a parte. Na rádio, ‘ na televisão, nos jornais, só se vê pessoas que criticam, que acusam os outros, ao mesmo tempo que não param de se justificar. E na vida corrente é exactamente a mesma coisa. Mas, numa Escola Iniciática, passa-se o contrário: nela, um ser aprende que o seu verdadeiro trabalho á ocupar-se de si mesmo, dos seus defeitos, das suas lacunas, dos seus erros, e deixa os outros sossegados.