O Mestre Omraam Mikhaël Aivanhov (1900-1986) nasceu na Bulgária. Em 1937 partiu para França, onde transmitiu o essencial do seu ensinamento.
Aquilo que nos espanta, desde a primeira abordagem, na sua obra, é a multiplicidade de pontos de vista sob os quais é apresentada esta única questão: o homem e o seu aperfeiçoamento. Qualquer que seja o tema abordado, ele é invariavelmente tratado em função do homem, em tunção do uso que este pode fazer desse tema, para uma melhor compreensão de si mesmo e uma melhor conduta na sua vida.
Os Evangelhos impressionam à primeira vista pela sua forma narrativa. Ainda que deixem na sombra grandes períodos da biografia de Jesus, relatam por vezes muitos pormenores da sua vida quotidiana, e o seu ensinamento apresenta-se frequentemente sob a forma de relatos alegóricos.
O imenso interesse do método de interpretação do Mestre Omraam Mikhaël Aivanhov está em que ele considera estes curtos relatos, reais ou simbólicos, como outros tantos dados e situações psicológicas. As dez virgens convidadas para as bodas do Esposo, o rico proprietário pedindo contas ao seu administrador, o Senhor que vai contratar trabalhadores para o seu campo e ainda os discípulos aterrorizados pela tempestade que despertaram Jesus adormecido na barca, a questão do imposto devido a César… são assim despojados do seu carácter ocorrencial e pitoresco, por isso exterior e de alcance limitado, para aparecerem como realidades constantes da nossa vida
interior, no seio da qual se defrontam e se reconciliam as forças antagónicas do espiritual e do material.
Omraam Mikhaël Aivanhov